ACEBRA REALIZA AGENDAS COM MINISTÉRIO DA AGRICULTURA E BTG PACTUAL

Nesta semana, membros da Associação das Empresas Cerealistas do Brasil (ACEBRA) participaram de importantes agendas, nos setores público e privado, para tratar das demandas do setor cerealista.

 

MINISTÉRIO DA AGRICULTURA


Na terça-feira, 25 de abril, o presidente da ACEBRA, Jerônimo Goergen, esteve no Ministério da Agricultura, em Brasília, e discutiu com a equipe de Política Agrícola, coordenada pelo futuro secretário Neri Geller, as pautas do setor e o Plano Safra 2023.

Na reunião, Geller confirmou que o Mapa está trabalhando para liberar recursos para capital de giro e equalização de juros para atender a demanda dos prejuízos gerados pela seca no Rio Grande do Sul.

Sobre seguros, a proposta é aumentar os recursos para subvenção nas áreas de risco, envolvendo os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, com contrapartida dos governos estaduais.

Geller ressaltou que apoia a inclusão das empresas cerealistas e garantiu o apoio do Ministério, no entanto, é necessário a aprovação do PL 10.079/2018, de autoria do então deputado federal Jerônimo Goergen (PP-RS), que autoriza a concessão de subvenção econômica a empresas cerealistas, em operações de financiamento, contratadas junto ao BNDES.

Neller também pontuou que o próximo Plano Safra terá um viés de estímulo à proteção ambiental, e que terão prioridade as boas práticas que priorizem o cumprimento de regras envolvendo áreas de proteção permanente e reservas legais, recuperação de áreas degradadas, captação de carbono e utilização de bioinsumos.

Ainda, Neri Geller afirmou que o CRA e o Fiagro serão estimulados.

 

BTG PACTUAL


Nesta quarta-feira, 26, representantes da ACEBRA se reuniram com a equipe do BTG Pactual, em São Paulo, para tratar sobre atuação conjunta nas áreas de produtos financeiros, de crédito e investimentos.

Essa foi a terceira reunião entre a Associação e o banco. Para o presidente da ACEBRA, Jerônimo Goergen, “a reunião terminou com enormes avanços. O BTG encaminhou uma proposta de atuação em conjunto com a ACEBRA, agora nós faremos reuniões internas e, tão logo o Conselho aprove, formalizaremos o acordo de cooperação que vai mudar o patamar de crédito ligado às empresas associadas da ACEBRA”.

Participaram da agenda, além do presidente Jerônimo Goergen, o presidente e o secretário-executivo da ACEPAR, Alberto Araújo e Luciano Markiewicz, respectivamente.

Texto: Marília Souza/ACEBRA