ACEBRA REALIZA ASSEMBLEIA E PARTICIPA DE AGENDAS EM BRASÍLIA

Membros da diretoria da Associação das Empresas Cerealistas do Brasil (ACEBRA) se reuniram nesta semana, em Brasília, para a Assembleia Geral da entidade, realizada na terça-feira, 10 de maio. À época, a equipe também participou de importantes agendas no Ministério da Agricultura; com membros do Ministério da Economia; com o senador Carlos Fávaro e com a assessoria do senador Roberto Rocha.

ASSEMBLEIA GERAL


A Assembleia Geral Ordinária da ACEBRA voltou a ser realizada presencialmente depois de dois anos. Devido à pandemia, as últimas assembleias haviam sido feitas de forma virtual. Além da diretoria da entidade, participaram da reunião o presidente da ACEMAT, Jair Ruhoff, o presidente da ACEPAR, Alberto Araujo, o presidente da ACERGS, Roges Pagnusssat, e o presidente da ACESC, Marcos Diniz. Outros representantes das entidades estaduais também estiveram presentes.

Os principais assuntos discutidos na AGO foram as alterações na Instrução Normativa nº 11, que trata da classificação da soja, os recursos para crédito rural no Plano Safra 2022/23, o andamento da Reforma Tributária no Congresso Nacional e atuação das associações estaduais nos estados de Mato Grosso, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Rogério Boueri, Subsecretário de Política Agrícola e Negócios Agroambientais do Ministério da Economia, esteve presente na reunião e abordou o cenário do crédito rural no próximo Plano Safra. Ele afirmou que haverá um aumento substancial das taxas de juros, e pontuou que um dos desafios será calibrar as taxas para que não sobre nem falte dinheiro. Ainda, Boueri ressaltou que não haverá crédito extra para o Plano, e que será necessário fazer um remanejamento de recursos.

Na ocasião, também houve a apresentação da Plataforma Fretac, uma ferramenta que tem por objetivo oferecer um serviço digital que promova melhores condições de trabalho, com segurança e confiabilidade, a motoristas e embarcadores nas operações de frete pelo Brasil.

AGENDAS PÚBLICAS EM BRASÍLIA


Os representantes da ACEBRA foram recebidos pelo ministro interino do Ministério da Agricultura, Márcio Eli Almeida, para discutirem as possíveis mudanças na Instrução Normativa que trata da classificação da soja. Na ocasião, os empresários cerealistas também esclareceram as dificuldades diárias advindas da falta de investimentos públicos para armazenagem no Brasil.

A ACEBRA também se reuniu com o senador Carlos Fávaro (PSD-MT), e com a assessoria do senador Roberto Rocha (PSDB-MA), a fim de discutir pontos sensíveis para o setor no texto da proposta de Reforma Tributária.

JANTAR DE CONFRATERNIZAÇÃO


Na noite de terça-feira, 10 de maio, a ACEBRA recebeu para um jantar de confraternização os parlamentares Tereza Cristina (PP-MS), Pedro Lupion (PP-PR), Alceu Moreira (MDB-RS), Neri Geller (PP-MT), Evair de Melo (PP-ES), Jerônimo Goergen (PP-RS), Sérgio Souza (MDB-PR), Pedro Westphalen (PP-RS) e Luis Carlos Heinze (PP-RS).

Confira nossa galeria de fotos:

Texto e fotos: Marília Souza/ACEBRA