ACEPAR REALIZA ASSEMBLEIA GERAL

 

A Associação das Empresas Cerealistas do Estado do Paraná (ACEPAR) realizou na última sexta-feira (05) a Assembleia Geral Ordinária da entidade. O evento aconteceu em Curitiba e contou com a presença dos membros da diretoria da ACEPAR, de associados, do Diretor Executivo da Associação das Empresas Cerealistas do Brasil (ACEBRA) e do Gerente de Mercado do Banco do Brasil, Vilmar Pedralli.

RESULTADOS POSITIVOS


A diretoria falou sobre os trabalhos desenvolvidos durante o ano de 2018 e apresentou os resultados. Com o apoio da ACEBRA junto ao poder público, em Brasília, destacam-se os seguintes ganhos para as empresas cerealistas:

  • Inclusão das empresas Cerealistas na minuta de alteração do Decreto 5.297/04, que possibilitará às cerealistas adquirirem produtos dos agricultores pronafianos com DAP e vender para as indústrias de biodiesel, reparando assim as assimetrias entre as entidades do setor. O Decreto está na Casa Civil para assinatura e posterior regulamentação;
  • A Medida Provisória que abrirá crédito com linhas de investimento para armazéns/silos está em edição. Após a assinatura do presidente, será enviada ao BNDES. A linha prevê recursos de R$ 200 milhões para investimentos com juros adequados ao mercado e a concorrência;
  • O Deputado Federal Jerônimo Goergen (PP/RS) é o relator da MP 881 da Liberdade Econômica, e muitos assuntos de interesse do setor cerealista são tratados na Medida. Entre eles, destacam-se:
  1. Tabela de Fretes: ajustes adequados para que os embarcadores não sofram sansão por não cumprimento dos valores até decisão do Supremo Tribunal Federal sobre o assunto;
  2. Taxa de Controle e Fiscalização Ambiental (TCFA): alteração no instrumento para adequação de valores e considerações sobre o potencial poluidor, além dos riscos e valores cobrados atualmente;
  3. E-social: a pedido da equipe econômica, readequação, suspensão ou extinção da ferramenta E-social.

ATUAÇÃO DA ACEBRA EM BRASÍLIA


Roberto Queiroga destacou que as reuniões das Câmaras Setoriais do Ministério da Agricultura são fundamentais para a expressão do setor, e pontuou que, em diversas oportunidades, a ACEBRA capitaneou discussões de extrema importância para as empresas cerealistas. A entidade sempre se faz presente nas reuniões por considerar as Câmaras Setoriais fóruns adequados para se fazer ouvir e buscar melhorias para o setor produtivo brasileiro dentro do Ministério.

CORRESPONDENTE BANCÁRIO


O Gerente de Mercado do Banco do Brasil, Vilmar Pedralli, reafirmou a parceria do BB com a ACEPAR para o Convênio Correspondente do Agronegócio, abrindo contratações com as empresas interessadas nas ações. Pedralli comentou que as negociações com os correspondentes devem se tornar mais frequentes já para as contratações da Safra 2019/2020, que devem registrar aumento significativo, gerando um nicho de mercado para as empresas optantes pela parceria.

NOVA DIRETORIA 


Houve também a eleição da nova mesa diretora da ACEPAR para o biênio 2019/2021, composta pelos seguintes membros:

  • Presidente: Flávio Andreo
  • Vice-presidente: Eduardo Machado
  • Tesoureiro: Manoel S. Nascimento Neto
  • Secretário: Matheus Roldan

Ao final da reunião, o Presidente da ACEPAR, Flávio Andreo, convidou os presentes a participarem das reuniões regionais, para tratarem de assuntos relevantes para o setor e para que entidade e associados se aproximem mais. Andreo afirmou que “precisamos trazer mais empresas para a Associação, desta forma aumenta nossa representatividade no estado, fundamental para o avanço dos trabalhos. Temos muitas empresas que não participam e talvez até desconheçam o trabalho que vem sendo feito. Vamos continuar no nosso objetivo, que é a continuidade das empresas, busca pelo equilíbrio na cadeia e representatividade das empresas. Que o segundo semestre seja produtivo para todos”.

A equipe da ACEPAR reafirma o seu compromisso com o setor cerealista e se coloca à disposição de todos para auxiliar no que for necessário.