Quem Somos

Dados da economia nacional mostram a vocação e a importância do agronegócio para o país. Um terço do Produto Interno Bruto gerado no Brasil vem do setor e, neste cenário, as empresas cerealistas têm papel decisivo, contribuindo para o crescimento da atividade agrícola, auxiliando o produtor na difusão de novas tecnologias, financiando, investindo, apoiando e prestando assistência do plantio à comercialização.

Com o objetivo de desenvolver atividades exclusivamente de representação e de defesa dos interesses do setor cerealista gaúcho, foi criada, em 2004, a ACERGS, Associação das Empresas Cerealistas do Estado do Rio Grande do Sul.

A ACERGS promove a união entre agentes do mercado cerealista, facilitando o acesso a conhecimentos e informações de interesse do setor, como técnicas e estatísticas.

A associação busca e tem recebido apoio político e apresenta sugestões para projetos de lei, reforma tributária e formatação do código de atividade econômica, assim como trabalha para a efetivação de um plano agrícola e pecuário que tenha maior participação das empresas do setor.

O objetivo da ACERGS é ser porta-voz da classe e defender os interesses dos cerealistas diante do poder público, buscando, por exemplo, linhas de crédito compatíveis junto às instituições financeiras oficiais em parceria com a ACEBRA, Associação das Empresas Cerealistas do Brasil, instituição que une empresas cerealistas de todo país.