CADEIA PRODUTIVA DISCUTE IMPLEMENTAÇÃO DO PLANO NACIONAL DO FEIJÃO

A atualização do Plano Nacional de Desenvolvimento da Cadeia Produtiva do Feijão e Pulses (PNDCFP), bem como sua efetiva implementação, foi o principal assunto discutido na 45º reunião da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Feijão e Pulses, realizada nesta terça-feira, 30. A reunião contou com a breve presença do secretário substituto da Secretaria de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), José Ângelo Mazzillo, que se comprometeu a fazer caminhar os pleitos apresentados pelo setor feijoeiro.

CARTA ABERTA AO SETOR


Marcelo Luders, presidente do Instituto Brasileiro do Feijão, Pulses e Colheitas Especiais (Ibrafe), fez a leitura de uma Carta Aberta da entidade aos membros da cadeia produtiva do feijão. De maneira firme, Luders afirmou que o setor precisa se unir e caminhar num sentido único, tendo como missão abastecer a mesa dos brasileiros e, ainda, levar o feijão nacional para os mercados externos. O presidente afirmou que é necessário pensar no futuro, não se prendendo à práticas antigas que não contribuem com a evolução do setor, e ressaltou uma importante e recente conquista do feijão carioca brasileiro: ele fará parte da composição de carne vegetal tipo de frango, produto que será lançado em breve no mercado interno.

PLANO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA CADEIA DO FEIJÃO E PULSES


Lançado em 2018, o Plano foi um marco e uma referência não só para a cadeia dos pulses, mas para outros setores do agronegócio brasileiro também. Mas, as diretrizes contempladas no Plano, que visam o desenvolvimento dessa importante cadeia produtiva, não chegaram a ser implementadas de forma efetiva. Após longa e produtiva discussão, a Câmara Setorial agendou uma reunião extraordinária, a ser realizada em 28 de abril próximo, para, após estudo e análise do Plano atual, discutir e propor junto ao Mapa mudanças e soluções para que de fato o Plano funcione como uma medida capaz de desenvolver a cadeia produtiva dos pulses.  O presidente da Câmara, Roberto Queiroga, afirmou que agendas serão solicitadas com membros do setor público, em especial do Ministério da Agricultura, para que sejam construídas políticas públicas efetivas para este setor tão importante do agronegócio nacional. O diretor-executivo do Conselho Brasileiro do Feijão e Pulses (CBFP), Alysson Soares, afirmou que o Conselho já vem construindo pontes com membros do governo para garantir a consolidação da agenda estabelecida pelo PNDCFP na forma de políticas públicas condizentes com as necessidades do setor.

ESTUDO DE PERCEPÇÃO DAS CADEIAS DE FEIJÃO E ARROZ


Alcido Wander, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), apresentou uma proposta de estudo, que será desenvolvido pela entidade e pelo Centro de Pesquisas Econômicas (Cepea- USP), cujo tema é Percepção e Prospecção do Desempenho das Cadeias Produtivas do Arroz e do Feijão no Brasil. Segundo Wander, o objetivo do estudo é, entre outros, pesquisar ampla e profundamente dados setoriais e de mercado para analisar tendências de produção, consumo, preços e outros, e, também, elaborar, junto com membros desses setores, propostas de mudanças e readequações em programas e políticas públicas voltados à essas cadeias produtivas. O estudo foi visto pelos membros da Câmara como de extrema importância, e uma análise mais aprofundada será realizada para viabilizar um possível apoio financeiro do setor feijoeiro à referida pesquisa.

Texto: Marília Souza/ACEBRA