CÂMARA DE CULTURAS DE CULTURAS DE INVERNO DISCUTE EXPANSÃO DO TRIGO NO PAÍS

O aumento da área plantada de trigo, bem como os impactos climáticos nas lavouras da região Sul, foram os principais assuntos da pauta da última reunião da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Culturas de Inverno, realizada nesta quarta-feira, 26, por videoconferência.

GIRO PELOS ESTADOS


No Rio grande do Sul, Vicente Barbiero, titular da ACEBRA na Câmara, informou que cerca de 40% das lavouras, na fase de emborrachamento, foram afetadas pelas fortes geadas que atingiram a região Sul. A quebra de safra no estado pode chegar a 20%, e a produção, revisada para baixo, deve ser de pouco mais de dois milhões de toneladas. A produção de trigo bateu recorde na região de cerrado, e o produto apresentou altíssima qualidade. Em Minas Gerais, a colheita total pode chegar a 300 mil toneladas. No estado de Goiás, a produção do cereal ultrapassou as 150 mil toneladas. Já em São Paulo, as geadas prejudicaram o desenvolvimento das lavouras, e o estado deve importar bastante trigo. A situação no Paraná é mais crítica. No sudoeste do estado, os problemas com a geadas foram significativos, e a produção total do estado, estimada inicialmente em 3,7 milhões de toneladas, deve ser revisada para baixo. De acordo com o último levantamento do Departamento de Economia Rural (Deral) do estado, cerca de 73% das lavouras estão em boas condições, enquanto o excesso de chuvas e geadas deixaram 7% das lavouras em condições ruins. Em Santa Catarina, a área plantada de trigo aumentou cerca de 15%, e as lavouras não foram afetadas pelas geadas que atingiram o estado. A produção catarinense pode chegar a 185 mil toneladas.

REUNIÃO COM A MINISTRA


O presidente da Câmara, Hamilton Jardim, falou sobre a reunião dos presidentes com a ministra da Agricultura, Tereza Cristina. Os principais temas tratados, de interesse da Câmara de Inverno, foram cabotagem e micotoxinas. Sobre a cabotagem, a ministra afirmou que apresentará, em breve, um relatório detalhado sobre o assunto para as Câmaras interessadas. Quanto às micotoxinas, principalmente em trigo e cevada, a ministra se informará junto à   Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) sobre quais os trabalhos estão em andamento em relação ao assunto, e repassará as informações ao setor.

MAIS TRIGO


Eduardo Elias Abrahm, Consultor da Câmara, falou sobre a expansão do da cultura do trigo no Brasil Central, especialmente em Minas Gerais. Abraham comentou que, apesar da boa evolução nos últimos anos, o avanço poderia ter sido ainda maior. Segundo Abraham, existem dois milhões de hectares no cerrado aptas para o plantio de trigo, e, com um terço da área irrigada que já existe em Minas Gerais, Goiás e Distrito Federal, daria para produzir mais de um milhão de toneladas do cereal. Ele ainda comentou que falta conhecimento e divulgação para produtores rurais, e, talvez, uma linha de crédito para empresas da região que desejem comprar o trigo.

GRUPOS DE TRABALHO


Para atuarem em conjunto com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), ficou acordado que membros da Câmara de Inverno participarão de grupos de trabalhos pra tratar sobre dois assuntos muito relevantes para o agronegócio brasileiro: cabotagem e reforma tributária.

A próxima reunião da Câmara será em 17 de novembro.

Texto e foto: Marília Souza/ACEBRA