CÂMARA DE INSUMOS DISCUTE PLANO SAFRA E EXPECTATIVAS PARA O SETOR

A situação atual do setor de insumos agrícolas, bem como as estimativas para o mercado interno nos próximos meses, esteve na pauta da reunião da Câmara Temática de Insumos Agropecuários (CTIA), realizada nesta terça-feira, 31 de maio. O representante da ACEBRA nesta Câmara, Matheus Bortoluzzi, esteve presente e acompanhou a reunião.

PLANO SAFRA


Wilson Vaz, da Secretaria de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, (SPA/MAPA) falou sobre a elaboração do Plano Safra 2022/23. Vaz pontuou os desafios na construção e afirmou que não deve haver retrocesso em relação aos Planos anteriores. A expectativa é que o Plano Safra 22/23 seja divulgado na segunda metade de junho, e que as operações comecem em 1º de julho.

MERCADO


Henrique Mazotini, da Associação Brasileira das Indústrias de Tecnologia em Nutrição Vegetal (Abisolo), falou sobre as perspectivas e desafios para o setor de insumos nos próximos meses. De acordo com Mazotini, a expectativa é de que o abastecimento no mercado interno permaneça regular ao longo deste ano. A área plantada deve aumentar na safra 2022/23 e deve haver forte expansão nas vendas de fertilizantes organominerais e aumento nas vendas de minerais líquidos (NPK). Ainda, Mazotini pontuou que um dos principais desafios para o setor em 2022 é conscientizar os formuladores de políticas públicas sobre a necessidade da manutenção da competividade do agronegócio no contexto da Reforma Tributária.

PLANO NACIONAL DE FERTILIZANTES


Luiz Pacifi Rangel, secretário da CTIA, falou sobre o andamento do Plano Nacional de Fertilizantes (PNF), que tem como objetivos principais a melhoria do ambiente de negócios, a competitividade nacional da cadeia de fertilizantes e o apoio à ciência, tecnologia, inovação e sustentabilidade, conforme imagem abaixo:

Fonte: Ministério da Agricultura

Um painel público deve ser lançado em breve, para facilitar o acompanhamento do Plano pelo setor de fertilizantes e demais partes interessadas.  De acordo com Rangel, os próximos passos do Plano é realizar reuniões com pautas claras e colaborativas.

Clique aqui e saiba mais sobre o Plano Nacional de Fertilizantes!

Texto e foto: Marília Souza/ ACEBRA