CÂMARA DE LOGÍSTICA DISCUTE BENEFÍCIOS DO DT-e

As melhorias para o setor de transporte, advindas com a implantação do Documento Eletrônico de Transporte (DT-e), esteve na pauta da 78ª reunião ordinária da Câmara Temática de Infraestrutura e Logística do Agronegócio (CTLOG), realizada nesta quarta-feira, 09 de junho. O deputado federal Jerônimo Goergen (PP-RS), relator da Medida Provisória que institui o DT-e, participou da reunião.

CENÁRIO PARA OS GRÃOS


Allan Santos, da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), falou sobre os preços dos grãos no mercado e sobre a situação atual da oferta e demanda no país. De acordo com Santos, os preços do milho seguem em alta e, no mercado interno, a disponibilidade segue limitada, devido aos problemas na primeira e segunda safra, bem como pelas incertezas climáticas para a última safra do grão. Quanto à soja, a forte demanda mundial, bem como os baixos estoques americanos, causaram aumento nos preços da oleaginosa. O trigo, em período de entressafra, está com boa semeadura, necessidade importações e baixos estoques de passagem, devendo se recuperar somente em 2022. Sobre as expectativas para a próxima safra, Santos pontuou que a Conab lançará no próximo dia 10 de junho o levantamento mensal de acompanhamento da safra, com informações atualizadas sobre a produção de grãos no Brasil na temporada 2020/2021.

DOCUMENTO DE TRANSPORTE ELETRÔNICO (DT-e)


O diretor-executivo da Associação das Empresas Cerealistas do Brasil (ACEBRA), Roberto Queiroga, introduziu o assunto e falou sobre a necessidade de se reduzir a burocracia e as assimetrias que ainda existem no segmento de transportes no Brasil. Marcelo Sampaio, secretário-executivo do Ministério da Infraestrutura (Minfra), pontuou que o DT-e é uma prioridade e que talvez seja um dos maiores legados que o Minfra deve deixar para a sociedade, e agradeceu o apoio das entidades do setor, entre elas a ACEBRA, no desenvolvimento da medida. Mariana Pescatori, do Minfra, apresentou os muitos benefícios que a implantação do DT-e trará para tanto para embarcadores, quanto para autônomos e transportadores de frota. Em resumo, as instituições, as políticas públicas respectivas, a sociedade e a economia de transportes, todos saem ganhando.

O deputado federal Jerônimo Goergen, relator da Medida Provisória (MP) nº 1051/2021, que institui o DT-e, participou da reunião e também pontuou a importância que a medida terá para tornar o ambiente de contratação de fretes mais ágil, prático e transparente.

Os membros da Câmara decidiram encaminhar uma moção à ministra da Agricultura, Tereza Cristina, pedindo pela efetivação do DT-e.

Texto: Marília Souza/ACEBRA