Câmara do Feijão debate ações para promover o consumo dos pulses

A Global Pulses Confederation Brazil e as Instruções Normativas que tratam sobre classificação e insetos vivos em produtos vegetais foram os temas principais da 40º Reunião Ordinária da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Feijão e Pulses. O encontro ocorreu na quarta-feira (21), no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), presidida pelo representante da ACEBRA, Roberto Queiroga.

O diretor do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal (DIPOV), Fábio Florêncio, falou sobre a revisão das Instruções Normativas que tratam sobre insetos vivos em produtos vegetais. Florêncio fez um contexto histórico sobre as ações tomadas pelo Ministério da Agricultura em casos de apreensão de produtos em desconformidade com as normas estabelecidas, falou sobre as penalidades e definiu o que chamou de “envolvidos no processo de classificação”, passíveis de punições quando for o caso. Além disso, comentou sobre a proposta de que todas as entidades que trabalham com produtos de origem vegetal estejam inscritas no Cadastro Geral de Classificação do MAPA. Ainda abordou as sugestões de alterações no decreto nº 6.268/07, que trata da classificação de produtos vegetais, mas advertiu que, apesar dos esforços que fará para encaminhar e acompanhar o andamento, a aprovação e publicação das mudanças podem demorar a ocorrer. O presidente da câmara, Roberto Queiroga, ressaltou que é de extrema importância dispensar todos os esforços possíveis a fim de aprová-las antes da mudança de governo.

Em seguida, Queiroga comentou sobre a iniciativa da criação de uma ferramenta de autorregulação dentro da cadeia produtiva, com o objetivo de promover uma mudança de cultura e de passar um recado ao governo. “Nós, agentes privados, queremos que a coisa aconteça da forma correta. Essa é a principal necessidade da autorregulação”, considerou, sendo parabenizado por Fábio Florêncio.

Egon Schaden, secretário-executivo do Conselho Brasileiro do Feijão e Pulses (CBFP), relatou aos presentes as atividades desenvolvidas pela entidade durante o ano de 2018. Entre elas, ressaltou a solicitação feita ao novo presidente da Embrapa, Sebastião Barbosa, de que seja criada uma diretoria específica dentro do órgão para tratar dos pulses. Schaden falou também sobre as ações para promover o consumo do feijão, e apresentou o Projeto de Lei nº 10.867/2018, de autoria do deputado Jerônimo Goergen (PP/RS), que institui a Semana Nacional do Feijão e Arroz, idealizado juntamente com a Associação Brasileira da Indústria do Arroz (ABIARROZ).

Em seguida, Marcelo Luders, presidente do Instituto Brasileiro do Feijão e Pulses (IBRAFE), falou sobre a importância do Brasil sediar a próxima edição da Global Pulses Confederation, que ocorrerá em junho de 2019, no Rio de Janeiro. Segundo ele, na história dos pulses, haverá “dois momentos: o antes e o depois do GPC no Brasil”, e que o impacto do evento será refletido no aumento do consumo dos pulses em todo o mundo. Em seguida, o diretor de comunicação da GPC, Roman Kutnowski, comentou sobre as perspectivas para a realização do evento no Brasil e sobre a proposta para que a ONU declare o Dia Internacional dos Pulses a partir de 2019, como forma de incentivar o consumo.

Sobre a Missão AgriHub 2018 na Índia, Marcelo Luders explicou que há uma resistência estrangeira ao feijão carioca, porque o grão é considerado pequeno. No entanto, em termos de sabor, o alimento é bem recebido.

Para concluir a reunião, Roberto Queiroga comentou sobre as vitórias da câmara nesse “ano atípico”, entre elas o fato de terem conseguido levar para o MAPA a agenda do setor de feijão e pulses, e afirmou que todo esforço deve ser feito para que não haja, futuramente, uma descontinuidade das agendas do feijão e dos pulses.

A próxima reunião da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Feijão e Pulses será realizada em fevereiro de 2019.