CTIA DISCUTE INSUMOS BIOLÓGICOS NO BRASIL

A conjuntura do mercado de fertilizantes e a realidade brasileira dos insumos biológicos foram os principais assuntos tratados na última reunião da Câmara Temática de Insumos Agropecuários do Ministério da Agricultura, realizada nesta segunda-feira, 30 de novembro.

MERCADO


Os presentes apresentaram dados sobre as vendas e entregas de fertilizantes no primeiro semestre de 2020, e pontuaram que, mesmo neste ano tão atípico, o setor apresentou um bom comportamento. Também foram abordadas as expectativas para o mercado de insumos, e, de acordo com pesquisas, as previsões de vendas, contratações e entregas futuras são otimistas.

BIOINSUMOS


Ivan Cruz, pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), apresentou a realidade do Brasil quando o assunto é insumos biológicos. Ele pontuou que o país precisa aumentar a produção agrícola e reduzir perdas, mas sempre com foco na segurança e na saúde das pessoas e do ambiente. Segundo ele, a tecnologia limpa representada pelos bioinsumos é uma realidade, e o Brasil será um dos maiores produtores desses ativos biológicos, futuramente. A Câmara enviará à ministra da Agricultura, Tereza Cristina, uma carta de apoio do setor produtivo ao Programa Nacional de Bioinsumos.

BUROCRACIAS


Os presentes comentaram ainda sobre as exigências e burocracias para a exportação de defensivos agrícolas, e comentaram sobre as ações que deveriam ser implementadas para melhorar o ambiente de investimentos no setor, como mudanças simples na forma de registro, simplificação das exportações e isonomia na simplificação.

A próxima reunião da Câmara será em fevereiro de 2021.

Texto: Marília Souza/ACEBRA