CTLOG DEFINE AGENDA ESTRATÉGICA PARA 2019

A fim de apresentar o planejamento estratégico para o ano vigente, a Câmara Temática de Infraestrutura e Logística (CTLOG) realizou nesta quarta-feira a 64º reunião ordinária. O evento ocorreu em Brasília, na sede do Ministério da Agricultura, e contou com a participação de diversas entidades ligadas ao setor de logística. O Diretor Executivo da ACEBRA, Roberto Queiroga, esteve presente na reunião.

Edeon Vaz, presidente da Câmara, iniciou a sessão comentando sobre a posição da ministra da Agricultura, Tereza Cristina, acerca das câmaras setoriais e temáticas. Segundo Edeon, a ministra afirmou que nenhuma delas será extinta, mas que devem adquirir uma nova modelagem.

O primeiro assunto abordado ficou a cargo da Empresa de Planejamento e Logística (EPL), ocasião em que os representantes Adailton Cardoso e Juliana Pereira apresentaram o Sistema de Informações Ambientais para Infraestrutura (SIAI). Segundo Cardoso, o objetivo da plataforma é usar a tecnologia para facilitar o processo de licenciamento ambiental, uma vez que esse um trâmite extremamente demorado. De acordo com Juliana Pereira, se adotado, o mecanismo será eficiente para reduzir tempo de estudo e investimento dos órgãos públicos, o que agilizaria as obras a serem realizadas. Edeon Vaz afirmou que a ferramenta é de grande importância, uma vez que “o licenciamento ambiental é um dos grandes gargalos para execução de obras no Brasil, sejam rodoviárias, ferroviárias ou para transmissão de energia”.

Dando prosseguimento, foi apresentada a agenda estratégica da Câmara, a ser realizada durante o ano de 2019. Edeon Vaz pediu sugestões aos presentes sobre o conteúdo proposto, e o que foi acordado acerca de rodovias, ferrovias, navegação, portos, armazenagem, multimodais, comunicação e energia está descrito nas Figuras 1 e 2.

Figura 1

Figura 2

Ao final da reunião, o presidente da Câmara abordou alguns assuntos que poderiam entrar na agenda como estratégicos, que na definição do mesmo, podem extrapolar o ano, ou pontuais, que serão tratados nas reuniões ordinárias quando se fizer necessário. Em seguida, o grupo de trabalho para tratar de assuntos relacionados à cabotagem foi refeito.

A próxima reunião da CTLOG está marcada para 27 de fevereiro.