EMBRAPA cria métrica para quantificar emissões de carbono na produção de soja

Iniciativa padroniza mensuração de carbono, facilitando práticas ESG no agro brasileiro

A EMBRAPA desenvolve metodologia para medir emissões de carbono na produção de soja no Brasil, visando emitir selo “soja de baixo carbono” aos produtores com melhor desempenho. A proposta responde à demanda por sustentabilidade no setor e pode gerar vantagens financeiras, como maior acesso a crédito e pagamentos por serviços ambientais.

Vinícius Zanus, Diretor de ESG da ACEBRA, destaca a importância dessa iniciativa: “A criação de métricas padronizadas pela EMBRAPA é essencial para impulsionar a sustentabilidade no setor agropecuário. Uma das maiores dificuldades na implementação do ESG nas empresas é a ausência de uma métrica universal para mensurar dados. Essa iniciativa nos ajudará a enfrentar esse desafio, promovendo o crescimento sustentável e responsável no agro, e adaptando-se ao novo cenário de preocupação com o meio ambiente.”

Buscando parcerias com instituições como a EMBRAPA, a ACEBRA pretende apoiar seus associados na adoção de práticas sustentáveis alinhadas às métricas e certificações desenvolvidas, enquanto dissemina informações e conhecimentos relevantes. Essa colaboração tem como objetivo fornecer as ferramentas necessárias para enfrentar desafios socioambientais e adaptar-se às demandas do mercado e às expectativas dos consumidores. Com esse compromisso, a ACEBRA visa garantir a continuidade e o crescimento sustentável do setor agropecuário brasileiro, incentivando a inovação e a responsabilidade ambiental.

O presidente da ACEBRA, Jerônimo Goergen, ao avaliar a metodologia desenvolvida pela EMBRAPA, ressalta: “A abordagem técnica adotada pela EMBRAPA é um avanço significativo para o setor agropecuário, pois permitirá uma quantificação mais precisa das emissões de carbono. Essa padronização possibilitará maior transparência, facilitando a identificação e a implementação de medidas sustentáveis e alinhadas às diretrizes ESG. Estamos confiantes de que essa iniciativa será um marco para a melhoria contínua das práticas sustentáveis no setor.”

Para mais informações: https://valor.globo.com/agronegocios/noticia/2023/04/12/soja-de-baixo-carbono-tera-diretrizes-e-selo.ghtml