Indicação de Tereza Cristina ao MAPA agrada membros da CTLOG

Foto: Noaldo Oliveira Santos

A 63º Reunião Ordinária da Câmara Temática de Infraestrutura e Logística (CTLOG) ocorreu nessa quinta-feira (22), na sede do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), em Brasília.  Entre os temas centrais da reunião, estiveram o uso da energia nuclear para irradiação de produtos e as novas regras para redução da emissão de gás carbônico na navegação marítima.

O presidente Edeon Vaz iniciou a reunião falando sobre os desafios que a câmara terá no próximo ano. Em seguida o assessor técnico do Comitê de Desenvolvimento do Programa Nuclear Brasileiro (CDPNB), Márcio Taveira, falou sobre os benefícios da prática de irradiação de produtos para o agronegócio. Hugo Oliveira, também assessor técnico do Comitê, detalhou o processo de irradiação em embalagens de madeira, efetivo no controle de larvas. Oliveira ressaltou que o comércio de produtos irradiados é uma tendência ascendente e que mais de 40 países já trabalham com a técnica, importando ou exportando.  O aumento da vida útil dos produtos é um dos pontos positivos da irradiação, uma vez que acaba com os micro-organismos que apodrecem alimentos vegetais e evita o brotamento. Atualmente, pedras preciosas, produtos para procedimentos cirúrgicos e rações para animais já passam pelo processo de irradiação. Hugo Oliveira ressaltou que essa seria uma oportunidade de igualar o Brasil às potências mundiais, já que possibilitaria o aumento da exportação e a abertura de novos mercados para o agronegócio.

O secretário de política agrícola do MAPA, Wilson de Araújo, comentou que a futura ministra da agricultura, deputada federal Tereza Cristina (DEM/MS), vai encontrar um quadro positivo no setor do agronegócio brasileiro e se mostrou confiante e otimista para o próximo ano. Edeon Vaz ressaltou que a indicação da deputada ao cargo de ministra é positiva devido aos seus conhecimentos técnicos e experiência política.

Em seguida, o assessor do Sindicato Nacional das Empresas de Navegação Marítima (SYNDARMA), Márcio de Mendonça, trouxe aos presentes as preocupações sobre as novas regras impostas pela Organização Marítima Internacional (IMO) para redução do teor de enxofre nos combustíveis usados na navegação. A tolerância passou de 3,5% para 0,5%. Essa medida tem o objetivo de reduzir a emissão de CO2 em 50% até 2050. Segundo Mendonça, os custos marítimos com combustíveis vão aumentar, o que eleva o preço do frete e, consequentemente, do produto. Questionado sobre a possibilidade de se usar biocombustíveis, Mendonça salientou que, além de ser caro, a produção brasileira de biocombustíveis não é suficiente para atender a demanda interna.

O diretor técnico do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (CENSIPAM), Cristiano Cunha, apresentou as tecnologias usadas pelo Centro para o monitoramento de embarcações em rios. O presidente da CTLOG ressaltou que a segurança de embarcações é assunto de preocupação da Câmara, uma vez que toda ocorrência negativa na logística volta como custos para o produtor.

Sobre a pavimentação da BR-163, Edeon Vaz disse que a situação é otimista, já que até o fim de 2018, devem faltar apenas 40 km da rodovia para serem asfaltados. O presidente da Câmara apresentou, ainda, o calendário de reuniões previsto para o próximo ano. A próxima reunião da CTLOG será no dia 23 de janeiro.