MAIORES PRODUTORES BRASILEIROS DE SOJA REGISTRAM PERDAS NA SAFRA

Responsável por 17% das exportações do Brasil em 2018, a soja é a maior fonte de renda do agronegócio nacional e a principal commodity brasileira no mercado externo. A cadeia produtiva do grão gera mais de 15 milhões de empregos diretos e indiretos e movimenta, por ano, US$ 70 bilhões no país.

Há quem diga que o Brasil vive o ciclo da soja, assim como viveu o do ouro e o do café. Do total de soja produzido por ano no país, 44% é exportado in natura, 49% é processado internamente, de onde se produz o farelo e o óleo, e os outros 7% são estocados. Ainda, uma parte da produção tanto de farelo quanto de óleo também é exportada, e o restante vai para consumo doméstico, ração animal e biodiesel.

Destinos da soja brasileira. Fonte: Aprosoja Brasil

Mas o cenário que se desenha para a safra 2018/2019 da soja não é dos melhores. Um dos levantamentos mais otimistas, da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), estima que a produção do grão seja de 115,3 milhões de toneladas, bem distante do recorde da safra anterior, de 119,3 milhões de toneladas. O boletim da Conab é o quinto da safra, e a estimativa da produção de soja foi reavaliada para baixo. No quarto boletim, a previsão era de que fossem colhidas 118,8 milhões de toneladas. A Aprosoja Brasil estimou a colheita do grão na safra atual em 101 milhões de toneladas.

Mato Grosso, Paraná, Rio Grande do Sul, Goiás e Mato Grosso do Sul são os maiores produtores da oleaginosa no Brasil. Em todos esses estados houve perda na safra. Com exceção do Rio Grande do Sul, em que os prejuízos foram decorrentes do excesso de chuva, nos demais estados as lavouras não se desenvolveram devido os longos períodos de estiagem e altas temperaturas, principalmente entre dezembro e janeiro.

Veja abaixo as perdas já contabilizadas nos principais estados produtores, e a estimativa de colheita em cada um deles, de acordo com o último levantamento da Conab.

Mesmo sendo, até o momento, 3,3% inferior à colheita recorde anterior, e com todas as perdas já contabilizadas nos estados, a Conab estima que a produção de soja na safra atual seja a segunda maior da série histórica.