MANUTENÇÃO DE RODOVIAS NACIONAIS É ASSUNTO NA CÂMARA DE LOGÍSTICA

O andamento das obras nas principais rodovias de escoamento da safra no Brasil e os benefícios da navegação pelo Canal do Panamá foram alguns dos assuntos tratados na 73ª reunião ordinária da Câmara Setorial de Logística do Agronegócio. O encontro foi realizado nesta quarta-feira, 12, por videoconferência.

MOVIMENTAÇÃO NOS PORTOS BRASILEIROS


Murillo Barbosa, Diretor-Presidente da Associação de Terminais Portuários Privados (ATP), falou sobre o movimento nos portos brasileiros durante a pandemia do novo coronavírus. De acordo com Barbosa, houve um crescimento de 3,8% na movimentação nos terminais privados no primeiro semestre de 2020. Os principais produtos a passarem pelos portos foram os granéis líquidos e gasosos, devido ao aumento das exportações de combustíveis minerais para China e Singapura. O diretor pontuou ainda que a balança comercial brasileira por via marítima teve um superávit de U$ 31,9 bilhões de janeiro a junho deste ano, puxado pela queda das importações e pelo aumento das exportações de soja e carne bovina para países como China, Holanda e Espanha.

CANAL DO PANAMÁ


Luciana Guerise, Diretora-Executiva da ATP, apresentou a pesquisa que a entidade fez sobre a viabilidade e perspectivas da utilização do Canal do Panamá pelo agronegócio brasileiro. De acordo com Guerise, um navio que partisse de Belém, no Brasil, com destino a Chiba, no Japão, economizaria mais de US$ 240 mil se, ao invés de passar pelo Cabo da Boa Esperança, tivesse a alternativa de passar pelo Canal do Panamá. Luciana Guerise apresentou diversos benefícios de se viabilizar a rota, mas pontuou que existem outras variáveis a serem consideradas, como demanda, mercado e geopolítica.

MANUTENÇÃO DAS RODOVIAS FEDERAIS


Euclides Bandeira, do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), falou sobre a manutenção de rodovias federais importantes para o escoamento da safra do agronegócio brasileiro. Bandeira apresentou as melhorias que já estão sendo feitas e os projetos futuros para conservação das BRs 163, 158, 155, 364, 135 e 285. Recapeamentos, pontes, obras para melhorias da segurança, eliminação de buracos em pontos críticos e duplicação são alguns dos trabalhos que estão sendo ou serão desenvolvidos nas referidas rodovias. Bandeira comentou ainda sobre o orçamento apertado do DNIT atualmente, e pontuou que o orçamento adequado para o órgão seria de R$ 15 bilhões, como já foi anos atrás, para atender a população de forma adequada.

A próxima reunião da Câmara será em 30 de setembro.

Texto: Marília Souza