NOVAS DIRETRIZES PARA AS CÂMARAS SÃO DESTAQUE NA CTLOG

Novo governo, novas regras e funcionalidades para as câmaras setoriais e temáticas do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). As mudanças previstas para o funcionamento das câmaras foram apresentadas na 65º Reunião Ordinária da Câmara Temática de Infraestrutura e Logística (CTLOG), que aconteceu na manhã desta quarta-feira (27), em Brasília.

Novas diretrizes para as Câmaras

Luis Rangel, diretor do Departamento de Estudos e Prospecção (DEP) do MAPA, comentou sobre as importantes discussões levantadas pelas câmaras setoriais e temáticas, o que contribuiu para que o número de câmaras não fosse reduzido, como chegou a ser solicitado pela Ministra Tereza Cristina. Rangel pontuou que os objetivos das câmaras, no âmbito geral, devem ser de formular e acompanhar políticas públicas estratégicas para o agronegócio, e apresentou os eixos estruturantes para as mesmas, sendo a CTLOG apoiada no eixo de Impacto das Políticas Externas ao MAPA, que abrange Infraestrutura e Logística. O diretor do DEP apresentou também a forma como devem ficar a organização e o que chamou de “agendas temáticas” das câmaras.

Sobre o Plano Plurianual (PPA) do Governo Federal, Rangel afirmou que as câmaras ajudarão a definir políticas públicas para o setor do agronegócio, tendo os eixos estruturantes como base. Ainda, que é um desejo da ministra Tereza Cristina que os presidentes das câmaras setoriais estejam mais próximos a ela, e que estes terão certa prioridade à agenda da ministra.

Diretor Executivo da ACEBRA, Roberto Queiroga comentou que o PPA sempre teve uma tendência orçamentária, e questionou sobre a eficácia do questionário enviado anteriormente aos membros das câmaras. Rangel afirmou que será útil para estruturar as demandas e facilitar até mesmo o atendimento das câmaras nos setores devidos.

Porto de Itaqui

Jailson Luz, diretor de Planejamento e Desenvolvimento da Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP), apresentou as melhorias que a gestora implementou no Porto do Itaqui, no Maranhão. Segundo Luz, entre os portos do Arco Norte, o Porto de Itaqui é o que tem a maior movimentação de grãos e que conta com o melhor serviço de ferrovias do país. Atualmente, o terminal do porto tem capacidade para armazenar seis milhões de toneladas de grãos, e até 2020, essa potência será ampliada para 12 milhões. O diretor da EMAP falou ainda que a empresa tem tentado um acordo com autoridades portuárias do Canal do Panamá, a fim de criarem uma tarifa especial para os navios de grãos que saem do Brasil.

Trechos ferroviários antieconômicos

Em seguida, Bento Lima, representante da Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários (ANTF), apresentou dados sobre a devolução de trechos ferroviários pelas concessionárias, considerados antieconômicos. Lima detalhou os passos necessários que uma gestora deve seguir caso deseje devolver um trecho, e apontou possibilidades de reintegração dessas linhas à vida ativa, seja com transportes de passageiros ou mesmo com a construção de moradias em pátios de estações ferroviárias em desuso.

Canal Verde Brasil

O superintendente da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), João Paulo de Souza, falou sobre o Canal Verde Brasil, uma rede nacional inteligente de percepção, acompanhamento e mapeamento de fluxos de transporte nos corredores logísticos para a produção de dados, informações e conhecimentos para o planejamento logístico nacional. De acordo com Souza, o principal objetivo do programa é substituir a fiscalização ostensiva realizada pelos órgãos competentes nas rodovias e nos portos e evitar que os veículos fiquem parados nos postos de inspeção, o que gera prejuízos. Outra estratégia do programa é a criação de um único documento de transporte, que tornaria todos os outros dispensáveis.

Marco Regulatório

Roberto Queiroga apresentou informações sobre o andamento do Marco Regulatório do Transporte Rodoviário de Cargas, que foi aprovado pela Câmara e está para ser analisado na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), no Senado Federal. Segundo Queiroga, um grupo de trabalho foi criado para revisar o texto atual, a fim de “propor uma redação mais aderente ao que está sendo proposto por esse governo”. Edeon Vaz, presidente da CTLOG, solicitou que todos sejam permanentemente informados e orientados acerca do andamento do Marco Regulatório.

À pedido do consultor da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Luiz Fayet, será enviada à ministra Tereza Cristina um moção sobre as poligonais faltantes em alguns portos do país. Fayet comentou também sobre as dificuldades envolvendo pesagens, escaneamentos e estufagem de contêineres nos terminais portuários brasileiros.

A data da próxima reunião da CTLOG ainda não foi definida.