PREVISÃO DE SAFRA E NOVAS CULTIVARES SÃO ASSUNTO NA CÂMARA DO FEIJÃO E PULSES

As previsões para produção na safra 2019/2020 de feijão, os benefícios da Produção Integrada e as últimas pesquisas no setor de pulses foram os principais assuntos da 42º Reunião Ordinária da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Feijão e Pulses. Os membros da se reuniram nesta quinta-feira, 07, no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), em Brasília. A Associação das Empresas Cerealistas do Brasil (ACEBRA) tem assento nesta Câmara.

Cadastro de Classificação


Glauco Bertoldo, do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal (DIPOV), falou sobre a Instrução Normativa Nº 9, que trata sobre os critérios para registro no Cadastro Geral de Classificação do MAPA, de pessoas físicas ou jurídicas envolvidas no processo de classificação de produtos vegetais. A NI foi lançada no final de maio desse ano e, de acordo, com Bertoldo, vai agilizar e simplificar os processos de registros.

Conjuntura do Feijão


Fábio Costa, da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), apresentou dados sobre a temporada 2018/2019 do feijão; exportações e importações; consumo interno e, ainda, sobre as expectativas de produção na safra 2019/2020. A colheita total do grão na safra 2018/2019, considerando todas as classes, alcançou pouco mais de 3 milhões de toneladas, bem ajustado à quantidade consumida internamente. Sobre importação, Costa pontuou que o principal tipo de feijão importado é o preto, e a previsão é de que, em 2019, o Brasil compre mais de 80 mil toneladas do grão no mercado externo. Quanto às vendas externas, o feijão Caupi, principal classe exportada, teve redução de área plantada e, portanto, as exportações do grão em 2019 também devem ser menores. Para a safra atual, a Conab estima a produção total de feijão em 2,9 milhões de toneladas. A redução da área plantada e as intempéries climáticas nos principais estados produtores do grão, como o Paraná, são as principais causas da colheita menor, em comparação com a safra anterior. Acesse aqui o Boletim da Conab e saiba mais detalhes sobre as expectativas para o feijão na temporada atual.

Produção Integrada


Luciene Camarano, analista da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), falou sobre a Produção Integrada e os benefícios da adoção da medida nas culturas. Segundo Camarano, o método é um exemplo de proteção à saúde do trabalhador, do consumidor e do meio ambiente, e adotar a prática de Produção Integrada é uma forma de acessar e se manter em novos mercados e criar uma cultura de produção e consumo de alimentos de qualidade e seguros, entre outros.

Novas Pesquisas


Kaesel Damasceno, da Embrapa, falou sobre pesquisas recentes relacionadas aos pulses, que vêm sendo desenvolvidas pela entidade. Em breve, serão lançadas novas cultivares de feijão Caupi, como a BRS Mandacaru, tolerante à seca também a grandes quantidades de chuva. Pesquisas para agregação de valor também estão sendo desenvolvidas, e a produção de biscoitos de feijão pode se tornar real em breve.

CBFP


Sobre as principais atividades desenvolvidas pelo Conselho Brasileiro do Feijão e Pulses (CBFP), Egon Schaden destacou o avanço no Congresso do Projeto de Lei 10867/18, que institui a Semana Nacional do Feijão e Arroz, de autoria do Deputado Federal Jerônimo Goergen (PP-RS). Aprovado na Comissão de Seguridade Social e Família, o PL  segue para análise na Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados e, se aprovado, será encaminhado ao Senado Federal.  Schaden também apresentou a nova diretoria do CBFP e o novo presidente, Regis Ferreira, falou brevemente sobre os desafios de assumir o cargo e continuar o trabalho para tonar o setor cada vez mais forte e competitivo.

A próxima reunião da Câmara será em 19 de março.