SAFRA 2018/2019: EXPECTATIVAS INICIAIS DE PRODUÇÃO DE GRÃOS NÃO SE CUMPREM

Dezembro muito seco, janeiro muito molhado.  O destempero climático entre o fim do ano passado e início desse ano é o principal responsável pela redução nas estimativas de colheita de grãos na safra 2018/2019. Nesta terça-feira (12), a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) publicou o sexto Levantamento da Safra. A previsão é de que sejam colhidas 233,3 milhões de toneladas de grãos.

O primeiro Levantamento, divulgado em outubro de 2018 pela Conab, apontava que o limite superior da colheita de grãos poderia chegar a 238,5 milhões de toneladas, representando um acréscimo de 4,7% em comparação à safra 2017/18. No entanto, a estimativa de colheita prevista no sexto Levantamento é 2,18% menor que a previsão inicial.

A segunda safra de milho é que deve impulsionar a produção nacional e manter a safra 2018/2019 como a segunda maior da série histórica. No primeiro Levantamento da Conab, a colheita estimada era de 63.734,5 milhões de toneladas de milho segunda safra, e a estimativa atual é de que sejam produzidas 66.596,6 m/t do grão. No total, a produção nacional de milho deve ser de 92.807,5 milhões de toneladas. O trigo também teve a produção avaliada para cima. A primeira estimativa apontava colheita de 5.393,9 milhões de toneladas do cereal.  O sexto levantamento indica que a colheita da principal cultura de inverno do país deve ser de 5.631,0 m/t.

Nos cinco estados brasileiros que mais produzem grãos, que são Mato Grosso, Paraná, Rio Grande do Sul, Goiás e Mato Grosso do Sul, houve perdas consideráveis principalmente nas lavouras de soja. No Rio Grande do Sul, o excesso de chuva foi o que causou prejuízos aos produtores rurais. Nos outros quatro estados, os longos períodos de estiagem e as temperaturas elevadas entre dezembro e janeiro inibiram o desenvolvimento das lavouras, e as estimativas de produção da oleaginosa foram reduzidas. De acordo com a Conab, a quebra da safra de soja em todo o país é prevista em 5,8 milhões de toneladas. A produção total do grão, que no primeiro Levantamento era estimada em 119.427,5 milhões de toneladas, foi reduzida para 113.459,1 m/t.

Veja na imagem abaixo como dever ser a colheita total de grãos nos cinco maiores estados produtores do país, de acordo com o sexto Levantamento da Safra de Grãos:

Prejuízos na colheita, frete caro e perdas no escoamento da produção. A safra 2018/2019 não tem sido muito agradável ao produtor rural brasileiro. E se produzir e transportar comida ficou mais caro, esse preço certamente vai alcançar o consumidor final, que terá que desembolsar mais para manter a mesa farta.

Clique aqui para acessar o 6º Levantamento da Safra de Grãos.