100 ANOS DA SOJA: OLEAGINOSA É O PRINCIPAL PRODUTO DO AGRO BRASILEIRO

Por Marília Souza/ACEBRA

Foi em 1924 que chegaram ao Brasil as primeiras sementes para o plantio de soja. Trazidas pelo pastor norte-americano Albert Lehenbauer, essas sementes inovadoras se tornaram a principal commoditie agrícola do Brasil, e 100 anos depois, pode ser considerada como um “ouro verde” para a economia nacional.

BERÇO DA SOJA

Introduzida em Santa Rosa, no Rio Grande do Sul, essa oleaginosa se tornou tão importante que deu à cidade que a recebeu o título de Berço Nacional da Soja. Para o presidente da ACEBRA, Jerônimo Goergen, que enquanto deputado foi autor do Projeto de Lei que concedeu ao município o referido título, “a revolução verde que hoje responde pelo nome de agronegócio começou em Santa Rosa. É uma história de luta, dedicação, perseverança e muito trabalho de milhares de homens e mulheres do campo.”

Atualmente, o Brasil é o maior produtor mundial de soja. A cultura da oleaginosa contribui significativamente com a balança comercial brasileira, sendo a principal commoditie exportada pelo país.  A cadeia produtiva da soja gera empregos diretos e indiretos, e abrange desde agricultores familiares até trabalhadores das grandes indústrias de processamento e logística. Além disso, o cultivo da oleaginosa contribui com a força do agro brasileiro, que em 2023, foi responsável por 30% do crescimento total do Produto Interno Bruto (PIB) do país.

HOMENAGEM NA CÂMARA

A Câmara dos Deputados realizou, em 18 de março, uma sessão solene em homenagem aos 100 Anos do Plantio de Soja no Brasil. O deputado Osmar Terra (MDB/RS) foi o autor do requerimento que promoveu a homenagem, que contou com a presença de parlamentares, representantes de entidades e de autoridades públicas. Na ocasião, a presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Silvia Massruhá, destacou a importância da soja para a economia brasileira, e enfatizou a contribuição da estatal para o desenvolvimento do grão nos últimos 50 anos.  “São 100 anos desde o primeiro plantio da soja no município de Santa Rosa, no RS. E 50 anos que a Embrapa está junto dessa cultura atuando com a pesquisa agrícola nacional”, afirmou.

FENASOJA

Esse ano, a Fenasoja comemorará o centenário do cultivo comercial da soja no Brasil. A edição tem a projeção de gerar R$ 2 bilhões em negócios e receber 350 mil pessoas. Para isso a edição contará com 600 expositores.  A Fenasoja acontecerá de 17 a 26 de maio, no Parque de Exposições de Santa Rosa.

Seja na alimentação animal ou humana ou na produção de biocombustíveis, o uso da soja e seus derivados impulsiona o desenvolvimento econômico de várias regiões do Brasil.  Além disso, a crescente demanda por cultivares de soja mais produtivas e eficientes incentiva investimentos em pesquisa e desenvolvimento de tecnologias agrícolas no Brasil, o que reflete positivamente em toda a cadeia produtiva nacional.

A ACEBRA reconhece a importância da cultura da soja, que desempenha um papel essencial na economia brasileira, contribuindo para o crescimento econômico, para a geração de empregos e com o desenvolvimento regional.

Viva a soja!