ANÁLISE CNA: IOF E SELIC DESACELERARAM A ECONOMIA E ENCARECECERAM O CRÉDITO

Nesta semana, a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) apresentou a Análise CNA, um panorama das principais cadeias produtivas brasileiras.

O material, produzido pelo Núcleo de Inteligência de Mercado, apresenta dados sobre grãos, etanol, pecuária, clima e comércio internacional, e também faz uma avaliação sobre o cenário econômico, com destaque para o Plano Safra 2025/2026, apresentado em 1º de julho.

Para a safra de grãos, o documento traz a estimativa recorde na produção, com 336 milhões de toneladas, bem como uma maior diversificação de culturas na 2ª safra, especialmente sorgo, gergelim e algodão (+113%), de acordo com dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

A análise aborda ainda dados sobre etanol, também apresentou crescimento impulsionado pelo milho, e sobre a pecuária, com a recuperação do status sanitário do Brasil livre de gripe aviária.

O cenário internacional também foi considerado, com o conflito Irã-Israel pressionando os mercados, em especial o comércio de insumos agrícolas.

No cenário econômico interno, a possível alta do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) e a Selic a 15% ao ano desaceleraram a economia e os investimentos no país, o que tornou o crédito mais caro e reduziu investimentos no campo.

Quanto ao Plano Safra 2025/2026, o boletim da CNA afirma que o valor de R$ 594,4 bilhões foi abaixo do “esperado e necessário” pelo setor produtivo nacional.

Acesse a análise e fique por dentro!

https://www.cnabrasil.org.br/publicacoes/analise-cna-junho-de-2025

Fonte: CNA