ACEBRA marca presença no Seminário RS CARBON FREE na Expointer 2023

A Associação das Empresas Cerealistas do Brasil (ACEBRA) esteve representada no Seminário RS CARBON FREE, parte da programação da Expointer 2023. O Diretor de ESG (Meio Ambiente, Social e Governança) da ACEBRA, Vinícius Zanus, participou dos dois dias de discussões focadas em práticas sustentáveis e emissão de carbono no agronegócio.

Vinícius Zanus, Diretor de ESG da ACEBRA, destacou: “Estamos em um momento crucial onde a sustentabilidade e o compromisso com práticas responsáveis não são apenas uma escolha, mas uma necessidade. Os insights coletados aqui vão além do setor leiteiro e são aplicáveis ao agronegócio como um todo, incluindo o setor de cereais. A produção agrícola é parte da solução, não o problema, e isso foi muito claro nas palestras.”

Darlan Palharini, Diretor Executivo do Sindilat, também salientou: “O RS CARBON FREE é uma iniciativa transformadora. Estamos trabalhando para um futuro em que todas as cadeias produtivas possam atingir a neutralidade de carbono. Pesquisas, empresas e produtores devem trabalhar juntos para alcançar esse objetivo.”

Selo Verde: Uma Iniciativa em Expansão

O conceito de sustentabilidade ganhou um novo marco durante o Seminário RS CARBON FREE. Promovido por Sindilat e Sebrae/RS, o evento serviu como plataforma para a iniciativa do “Selo Verde”, ainda em fase de nomeação mas já referido como RS Carbon Free. Este selo tem como objetivo validar e certificar práticas sustentáveis adotadas nos métodos de produção, com um foco inicial nas 35 cadeias produtivas do agro gaúcho.

A iniciativa do selo se baseia em dados científicos e metodologias já disponibilizadas por instituições como a Embrapa. O projeto vai além da mera certificação: visa também facilitar o acesso a financiamentos e incentivos, algo crucial para a expansão e otimização dessas práticas sustentáveis.

A construção desse selo verde é um esforço colaborativo que envolve tanto pesquisadores quanto federações e, claro, vocês, nossos associados. Seu sucesso será uma ferramenta de transformação, não apenas para validar práticas existentes mas também para estimular a adoção de novas ações sustentáveis.

Informações Relevantes
Diversas palestras destacaram a importância da mitigação de emissões e da adaptação de práticas mais sustentáveis:
Emissão Produtiva: Foi discutida a importância de diferenciar as emissões provenientes da produção de outros tipos de emissões, destacando a oportunidade de otimizar processos para tornar a produção mais eficiente e sustentável.
Desafios Globais: A necessidade de esforço proporcional para atingir a neutralidade de carbono foi um tema abordado, demonstrando que essa é uma questão global.
Agronegócio como Solução: Enfatizou-se que a agricultura não é o vilão, mas parte da solução para os desafios ambientais que enfrentamos.
O Poder da Gestão de Pastagens e o Impacto de Pequenas Ações: Enfatizou-se a influência significativa de práticas simples, como o manejo adequado da altura das pastagens, para mitigar a emissão de metano e sequestrar carbono no setor de proteína animal. O ponto central desta discussão foi a ideia de que, frequentemente, uma pequena ação pode levar a resultados melhores em qualquer segmento. Isso foi ilustrado pela constatação de que essas mudanças de manejo não requerem grandes investimentos, mas têm o potencial de oferecer benefícios substanciais tanto na redução de emissões quanto na qualidade e produtividade do produto final.

A presença da ACEBRA no RS CARBON FREE reafirma o compromisso da associação com a sustentabilidade e a inovação no agronegócio brasileiro. Este evento marca um passo significativo na jornada para um futuro mais sustentável para todos os envolvidos no setor.