ACEBRA participa da criação do Plano Nacional de Desenvolvimento da Cadeia do Feijão

Foi realizada nesta segunda-feira (6) a 4º Reunião Extraordinária da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Feijão, no Ministério da Agricultura em Brasília. A ACEBRA esteve representada pelo seu Diretor Executivo Roberto Queiroga, que também é o Presidente da Câmara.

Com pauta única, os participantes discutiram a minuta do Plano Nacional de Desenvolvimento da Cadeia do Feijão e Pulses em desenvolvimento pelo Conselho Brasileiro do Feijão e Pulses (CBFP) e demais entidades setoriais do setor. Com lançamento previsto para março deste ano, o Plano visa determinar um amplo diagnóstico setorial e uma agenda estratégica, visando fortalecimento de toda a cadeia produtiva do feijão e dos pulses (leguminosas secas como o grão de bico, lentilha e ervilha). 

Ricardo Cavalcanti, Assessor Especial da Secretaria Executiva do MAPA, discorreu sobre os itens da minuta do Plano que continham o diagnóstico dos problemas atuais e a proposta de superação apresentada pelas entidades, e os contrapontos e sugestões por parte dos órgãos do Ministério da Agricultura: Divisão de Sementes, Coordenação de Sementes e Mudas, Departamento de Fiscalização de Insumos Agrícolas,  Secretaria de Defesa Agropecuária, Secretaria de Política Agrícola, Departamento de Sanidade Vegetal e Secretaria de Relações Internacionais do Agronegócio.

Segundo Ricardo, os pontos que necessitam de mais atenção são defesa agropecuária, fiscalização e a criação do tópico governança da cadeia produtiva. “O documento apresentado hoje contém as diretrizes básicas do Plano e cabe a nós fazer o planejamento estratégico para cada pronto. É preciso apresentar as formas de governança presentes na cadeia, considerando os diversos aspectos inerentes aos segmentos da produção, fiscalização, industrialização e distribuição”.

Deste modo, Queiroga solicitou aos membros da Câmara que analisem as propostas e questionamentos apresentados na reunião, com o objetivo de enriquecer e otimizar o documento.