ACEBRA PARTICIPA DE SEMINÁRIO DA SOJA, EM LONDRINA

Texto e fotos: Marília Souza/ACEBRA

Nos dias 19 e 20 de setembro, a ACEBRA participou de um dos mais importantes fóruns técnicos da cadeia produtiva da soja no Brasil, o V Seminário Desafios da Liderança Brasileira na Produção Mundial da Soja. O evento foi realizado em Londrina, no Paraná, pela Embrapa Soja, e contou com o apoio e parceria da ACEBRA, da Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (ABIOVE), da Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (ANEC), da Associação das Supervisoras e Controladoras do Brasil (ASCB), do Sistema OCB e do Sindicato Nacional da Indústria de Alimentação Animal (Sindirações).

No evento, foram realizados importantes painéis de discussão sobre os desafios da cadeia da soja para abastecer o mercado interno e externo, passando pela sustentabilidade e pela qualidade do produto. Também, pesquisadores e especialistas abordaram os principais temas relacionados ao setor, como tecnologia, regulamentações e processos produtivos.

Para o pesquisador Marcelo Álvares de Oliveira, da Embrapa Soja, o Seminário é importante para conectar os diferentes elos da cadeia e promover debates sobre temas atuais com impacto positivo. “Procuramos trazer temáticas de interesse tanto para os produtores quanto para a indústria”, explica. “Também conseguimos balizar nossas demandas de pesquisa em cima do que realmente a cadeia da soja necessita da ciência”, avalia.

Entre os principais assuntos discutidos no evento, estiveram a agricultura de baixo carbono, a nova legislação da União Europeia contra o desmatamento, e a importância da soja como matéria-prima de qualidade para a produção de óleo, farelo e biodiesel.