A partir de proposição do chefe do Legislativo gaúcho, deputado Adolfo Brito (PP), foi entregue nesta terça-feira (27), a Medalha da 56ª Legislatura à ACERGS, Associação das Empresas Cerealistas do Estado do Rio Grande do Sul. O presidente da entidade, Roges Pagnussat, recebeu a honraria na Casa da ALRS, em Esteio, durante a Expointer. Luiz Carlos Antolini Nemitz, vice-presidente da associação, e Jerônimo Goergen, presidente da ACEBRA, organização nacional do segmento, também estiveram presentes.
Brito exaltou o trabalho – exercido pela ACERGS – de manutenção do jovem no campo. “Função essencial para a área econômica do Estado e dos municípios. São mais de 700 técnicos agrônomos atuando para auxiliar no processo produtivo. Vocês engrandecem o nosso Rio Grande”, frisou o deputado decano, que ainda citou a importância de tratativas que garantam a renegociação de dívidas dos agricultores para futuras safras, o que deve ajudar o setor.
A ACERGS, organização com sede em Passo Fundo, Norte gaúcho, está completando 20 anos em 2024. O Rio Grande do Sul conta hoje com cerca de 300 empresas ligadas ao setor de armazenamento de cereais. A implementação de novas tecnologias, a aferição de dados estatísticos, o ensino de técnicas de produção, além da assistência cotidiana são atividades desempenhadas pela representante institucional das cerealistas.
Pagnussat se disse honrado em receber a distinção e dedicou a medalha aos colegas. “Feliz em representar uma associação fomentadora de quatro mil empregos diretos em mais de 70 empresas. Mais produção significa mais renda para o Estado e, consequência disso, melhor qualidade do alimento que chega ao consumidor. São essas pessoas que ajudam o Rio Grande, esses bravos cerealistas”, finalizou o líder da ACERGS.
Jeronimo Goergen, presidente da ACEBRA, a Associação Brasileira das Empresas Cerealistas do Brasil, demonstrou o potencial da ACERGS aos presentes durante o ato. “Um total de 33% da soja comercializada neste ano passou pelas empresas, pelos armazéns vinculados à entidade”, completou Goergen, que também é ex-parlamentar federal e estadual.
Os deputados estaduais Marcus Vinícius (PP) e Aloísio Classmann (UNIÃO), o congressista Alceu Moreira (MDB), e o presidente da FETAG, Joel da Silva, prestigiaram a solenidade.
Fonte: José Zanandréa – MTE 21425/ALRS
Fotos: Fernando Gomes e Raul Pereira