BNDES disponibiliza linha de crédito para cerealistas

Foi publicado pelo Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES) um novo documento para acesso a linha de crédito BNDES Agro 2018/2019, desta vez empresas cerealistas poderão acessar o crédito. O BNDES Agro tem entre os seus objetivos apoiar o aumento da capacidade de armazenagem das agroindústrias.

O programa tem três objetivos e as empresas cerealistas poderão obter financiamento dentro do seguinte objetivo: “Apoiar o desenvolvimento e a modernização do setor de armazenagem nacional efetuado por empresas ou cooperativas cerealistas, com sede e administração no País, que trabalhem diretamente com o produtor rural integrado e suas cooperativas, bem como ampliar a capacidade de armazenamento nacional no segmento que atende diretamente ao produtor rural, o que, a curto e médio prazos, minimizará as pressões logísticas ocorridas nos períodos de safra”.

Os financiamentos concedidos pelo programa terão taxas de juros TLP + 1,45% a.a. (remuneração do BNDES) e até 2,25% de remuneração para a instituição financeira e poderão ser pagos em até 144 meses, incluído o prazo de carência entre três e 36 meses. Durante o período de carência, os juros poderão ser pagos trimestral ou semestralmente. No período de amortização, a periodicidade de pagamento de juros e de principal poderá ser mensal, semestral ou anual.

A inclusão dos cerealistas como beneficiários do Programa BNDES Agro é fruto dos esforços da Associação das Empresas Cerealistas do Brasil (ACEBRA) junto à Secretaria de Políticas Agrícolas e Meio Ambiente do Ministério da Fazenda e ao próprio BNDES. A linha de crédito atenderá a uma das maiores necessidades do setor de agronegócios, o investimento na ampliação da capacidade de armazenagem de grãos.

Saiba mais: acesse aqui a Circular nº 41/2018