NO MAPA, ACEBRA APRESENTA DEMANDAS PARA O SECRETÁRIO DE POLÍTICA AGRÍCOLA

Marília Souza/ACEBRA

Nesta terça-feira, 06, o presidente e o diretor executivo da ACEBRA, Jerônimo Goergen e Roberto Queiroga, estiveram com o Secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), Neri Geller, em Brasília.

Na ocasião, a equipe da ACEBRA apresentou ao secretário as demandas da entidade e, como ação imediata, ressaltou a necessidade de uma solução, relacionada a capital de giro, para o nível de endividamento de produtores rurais junto aos cerealistas, em função dos problemas climáticos. Alguma medida se faz necessária para dar segurança jurídica às operações entre as empresas, fornecedoras de insumos, e os produtores.

Além, a ACEBRA também reforçou as pautas pelas quais a entidade luta ao longo dos anos, como a importância do reestabelecimento do PCA Cerealista; a proposta de incluir a armazenagem entre os investimentos com depreciação acelerada; um maior incremento para a subvenção ao Seguro Rural e a necessidade de se criar incentivos à competitividade dos diversos agentes da cadeia produtiva do agronegócio nacional.

Geller recebeu as demandas da ACEBRA com atenção e se mostrou disposto a contribuir para o andamento das pautas apresentadas. Ainda, o secretário se comprometeu a se reunir com o banco para discutir a inclusão das empresas cerealistas como beneficiárias da linha BNDES Agro, que oferece condições financeiras mais atrativas.